CEARÁ

Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio São Francisco - SANSF

O projeto de concepção e projetos executivos para os Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de 22 municípios inseridos na interligação da bacia do Rio São Francisco com o Nordeste Setentrional, no Ceará, foi desenvolvido com o objetivo de enfrentar os desafios históricos de escassez e dificuldades na oferta de água no semiárido nordestino.

O crescimento populacional e as atividades econômicas têm agravado a situação de insuficiência hídrica em grande parte das bacias da região nordeste. Para solucionar o problema da oferta de água nessas bacias, foi concebido o PISF – Programa de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Esse programa visou fortalecer a política de universalização do abastecimento de água humano e animal, reduzindo as restrições impostas pelo déficit hídrico ao desenvolvimento da região.

Acessoriamente à chegada desta água, torna-se imprescindível a ampliação do abastecimento de água nos municípios, na forma de reforço dos sistemas existentes e na implementação de novos sistemas. Além disso, é necessário desenvolver a implementação de sistemas de esgotamento sanitário para realizar a coleta e o tratamento dos esgotos urbanos gerados com a chegada da água.

Neste contrato, foram elaborados estudos de concepção e projetos executivos para os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 22 municípios do interior do Ceará, visando o atendimento das sedes municipais, prevendo intervenções, implantação, ampliação, melhorias e/ou adequações de projeto, beneficiando assim aproximadamente 65 mil famílias num total de 22 cidades: Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama, Jaguaribe, Orós, Quixelô, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Aurora, Barro, Milagres, Missão Velha, Abaiara, Brejo Santo, Porteiras, Jardim, Penaforte, Jati, Mauriti.

Os projetos dos sistemas de abastecimento de água (SAA) e esgotamento sanitário (SES) foram executados em 4 etapas:

– I – Mobilização, Instalação de Escritório e Plano de Trabalho dos Serviços; 
– II – Estudos de Campo (Topografia e Geotecnia); 
– III – Diagnóstico e Estudos de Concepção  
– IV – Projetos Executivos.

Os sistemas de água e esgoto previam beneficiar um total de 380.576 habitantes, promovendo o saneamento da região localizada na área de influência direta da interligação entre bacias, alcançando os seguintes números:

  • Água – Vazão total dos Sistemas de Água: 710,40 l/s;
  • Água – Extensão Total de Rede de Água: 353.455,53 m;
  • Água – Ligações de Água: 41.252 ud;
  • Água – Estações elevatórias de Água: 118;
  • Água – Estação de tratamento de Água: 66;
  • Água – Reservatórios: 50.
  • Esgoto: Vazão total dos Sistemas de Esgoto: 1.854,65l/s;
  • Esgoto: Extensão Total de Rede de Esgoto: 497.286,79 m;
  • Esgoto: Ligações de Esgoto: 60.714 ligações;
  • Esgoto: Estações elevatórias de Esgoto: 77;
  • Esgoto: Extensão Total de Linhas de recalque de Esgoto: 55.430,39 m;
  • Esgoto: Estação de tratamento de Esgoto: 706.

Outros projetos no Estado

Vila do
Mar

Elaboração de Estudos e Projetos de Infraestrutura e Arquitetura/Urbanismo de Núcleos Habitacionais Urbanos.

PROJFOR

Projetos Executivos compreendendo os Projetos de Obras Cívis, Viárias e Saneamento Básico, Projetos de Drenagem, Terraplenagem, Pavimentação, Estrutural, de Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário.

Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social

O Programa objetiva promover de maneira sustentável a melhoria da qualidade de vida da população residente em áreas de risco e/ou áreas de preservação ambiental