Planejamento Urbano e Regional como dispositivo para implementação de políticas públicas.

Hoje, dia 9 de agosto é comemorado o dia Internacional dos Povos Indígenas, a importância da data nos convoca a refletir, a partir da luta destes povos pela reconquista de diversos direitos.

Reivindicar a garantia dos seus direitos é preservar a memória e dignidade dos povos

indígenas. No Brasil, a luta dos povos originários é pela vida, valorização e reconhecimento da sua cultura, além da demarcação territorial, preservação de suas identidades, proteção e respeito à natureza. É compromisso da Quanta, atender e colaborar com os interesses dos povos tradicionais, mas também promover estruturas participativas e justas, que articulem e se alinhem com o pensamento decolonial e a necessidade de descolonizar o ser, o saber e o poder.

A grande exemplo de atravessamento dessas experiências, temos a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná – PDS Litoral, o qual foi pautado pelo compromisso com a construção de uma estrutura mútua em equidade. A Quanta atuou no PDS em sete municípios do litoral do Paraná, no ano de 2018 e 2019, buscando desenvolvimento sustentável, num contexto em que se tinha de modo simultâneo, 83% de área do território de mata atlântica contínua e a presença de mais de 180 comunidades tradicionais. Situado numa região abundante, é a maior área de Mata Atlântica preservada do país, seu território apresenta uma ampla diversidade cultural.

A forma com a qual a Quanta lidou com essa situação e essa busca por uma inclusão de equidade, onde os povos indígenas tivessem suas vivências e experiências validadas, escutadas e amparadas, foi a partir da visita técnica, da inclusão e transferência de ensinamento, mediação de saberes e intercâmbio de ensinamentos. A constituição do nosso plano de ação, propôs uma abordagem de desenvolvimento sustentável, a partir de uma escuta ativa e qualificada, construímos propostas, programas e projetos para serem executados até 2035.

Em primeiro lugar, a participação e o protagonismo dos povos indígenas locais, foi fundamental para a mediação de saberes, e compreensão do uso sustentável e consciente dos recursos naturais. Nesse sentido, nossa equipe buscou construir uma aproximação

confiante e tranquila com as sete aldeias locais, através de visitas e compreensão da especificidade de cada povo e dos seus líderes, desenhando um projeto adaptado aos ritos de cada aldeia. A criação de uma logística ética e planejada, foi necessário para garantir a

participação e escuta ativa das lideranças na realização das Oficinas de Contextualização, que buscou integrar projeto e atores sociais de modo descolonial, priorizando os povos, sua autonomia e cultura, numa mediação de saberes horizontal.

Gostou de conhecer um pouquinho desse projeto? Fica ligado nas nossas redes sociais, que vem muita coisa boa por aí. ❤️

(Na imagem Rivelino Vera Popygua, do povo/Aldeia Tekoa Kuaray Haxa Membro eleito da Equipe de Acompanhamento do PDS Litoral)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *