Planejamento Urbano e Regional como dispositivo para implementação de políticas públicas.

Hoje iremos navegar até a cidade de Maués no estado do Amazonas, para apresentar a vocês um projeto que fez toda a diferença na vida do povo amazonense, o Programa de Saneamento Integrado de Maués — ProsaiMaués, que beneficiou mais de 11 mil famílias do município, que fica a 268 quilômetros de Manaus.

Para nos contar a história do programa, convidamos Carlos Silva, engenheiro civil do nosso time, que explica a importância do ProsaiMaués para as soluções de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais em territórios urbanos e comunidades indígenas da cidade de Maués. O projeto consistia em soluções que integrassem ações sustentáveis e sociais, respeitando as particularidades culturais da população. Nesse sentido foi realizada a urbanização das lagoas da Maresia e do Prata e seus arredores, assim como a implantação de sistema de esgotamento sanitário, incluindo a reabilitação da estação de tratamento de esgoto

Enquanto nas comunidades indígenas, foram implantados sistema de abastecimento de água abastecidos por energia solar, além de treze unidades sanitárias de uso coletivo. Através das políticas públicas instituídas pelo ProsaiMaués, foi possível oferecer condições dignas de bem estar social e ambiental, reduzindo o índice de endemias e internações no município, constantes pela ausência de saneamento básico, agora realizado por meio das obras de urbanização e recuperação ambiental nos territórios mais vulneráveis.




Desafios e Aprendizados do ProsaiMaués – Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Maués.

Para nós os desafios e adversidades são encarados como estímulo para pensar soluções adequadas e particulares ao território. Para que o ProsaiMaués ocorresse dentro do planejado, foi necessário elaborar estratégias logísticas que levassem em consideração as dificuldades de acesso e comunicação na região. O transporte até a cidade de Maués partindo de Manaus pode ser feito de dois modos: através de barco, navegando nos rios da Amazônia com duração de até 20 horas de viagem, ou por via aérea, por meio de aviões de pequeno porte com duração de 1 hora de viagem. Para o deslocamento até as comunidades indígenas, o único acesso é por via fluvial, por meio de lanchas tipo “voadeira” que tornam o trajeto demorado. 

No âmbito comunicacional a telefonia fixa ou móvel no município de Maués funcionava de forma precária ou inexistente, o que dificultava a comunicação da equipe. Como estratégia, a Quanta adotou rádios comunicadores de alta frequência, com objetivo de reduzir os impactos e possibilitar a comunicação interna.

Outro desafio encontrado pela nossa supervisão de obras foi a mão de obra escassa para executar as atividades na região, sendo necessário deslocar parte dos profissionais para o interior. Durante o processo, nossa equipe multidisciplinar criou alternativas distintas para que as obras do programa não atrasassem, prejudicando sua entrega. 

As nossas metodologias para o programa foram distintas e estratégicas, buscamos romper os possíveis contratempos, causados pelas questões logísticas locais e suas especificidades. Se reinventar para nós é sempre um modo de aperfeiçoar a nossa forma de planejar e gerenciar projetos, utilizando de tecnologias e expertises que fundamentam a nossa prática. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *