Planejamento Urbano e Regional como dispositivo para implementação de políticas públicas.

Você conhece a importância do planejamento urbano e regional e como ele impacta o nosso dia a dia? Assim como planejamos e construímos nossa própria casa, a cidade e as regiões também precisam ser cuidadosamente projetadas e organizadas, pois são o espaço compartilhado onde todos vivem. O ato de planejar é fundamental e envolve perspectivas, como a concepção, o projeto e a gestão de espaços, considerando diversos aspectos como, uso do solo,  infraestrutura existente, transporte, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico.

O planejamento urbano abrange diversas áreas de conhecimentos como engenharia, ciências sociais, economia e geografia. Esse olhar integrado permite uma melhor compreensão das demandas e definição de prioridades, permitindo a tradução das diretrizes e objetivos das políticas em ações concretas, garantindo a efetividade e o alcance dos resultados desejados.
Vejamos como o planejamento impacta o nosso cotidiano: 

Organização do Espaço

O planejamento ajuda a distribuir recursos de forma equilibrada, orientando a ocupação do espaço, garantindo usos adequados e sustentáveis. Isso inclui assegurar direitos como moradia, serviços e infraestrutura básica. 

Mobilidade e Transportes 

Planejar de forma eficiente impacta a gestão de sistemas de transporte público como ônibus, metrô e trens, bem como na construção de infraestrutura viária, ciclovias e calçadas, pois facilitam o acesso a oportunidades, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos e proporcionando mais segurança e acessibilidade. 

Preservação Ambiental

O planejamento sustentável é fundamental para o manejo adequado das áreas verdes, reconhecendo, restringindo e orientando os usos em áreas ambientalmente vulneráveis. Ele visa garantir uma gestão adequada do patrimônio ambiental, promovendo a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos naturais e a promoção do equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento Econômico

 A geração e distribuição de empregos impactam de forma direta o desenvolvimento urbano e regional. O zoneamento e os incentivos fiscais são importantes instrumentos para orientar a distribuição de atividades econômicas e de oportunidades, como a delimitação de áreas industriais, comerciais e turísticas, buscando promover um uso diversificado do solo, com concentrações urbanas que integrem habitação, empregos e serviços.

São exemplos  de planos que já participamos o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI-RMRJ, 2019), o Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (PDE-CE, 2019), o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS-PR, 2019) e  o Plano de Atração de Investimentos do Distrito Federal em (2022)

🔗 Clique aqui e nos acompanhe também nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *